sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dicas para o carnaval

Olá Pessoal,


Uma semana para o carnaval!!!!


Por isso decidi apresentar algumas dicas para que sua festa seja mais saudável...
Faça seu programa alimentar durante todo o dia. Não esqueça de comer carboidratos no almoço e no jantar (arroz, massa, pão, batata e suas substituições). Inclua de três a cinco frutas ao longo do dia. 15 minutos antes de sair, faça uma refeição com carboidratos e baixo teor de gordura, para manter a energia durante toda a noite. Exemplos:
  • Sanduíche de pão intergral com patês vegetais e mel ou queijo magro com peito de peru; OU Prato de massa com molho de tomate e atum ou sardinha (100g de macarrão); OU Duas batatas pequenas com creme de azeitonas e orégano.
Muita água
Beba muita água mineral sem gás de 30 em 30 minutos, para manter-se hidratado, ou água de coco. Evite ingerir bebidas alcoólicas, e se ingerir, "fuja da ressaca". Para cada copo de bebida alcoólica, tome dois copos de água sem gás ou suco de frutas diluído em água.  
 O que comer durante a folia
Frutas, sanduíches com frios magros, barras de cereais, uvas-passas, frutas secas que repõem as energias e são ricas em potássio. Evite as gorduras, como batata frita, amendoins e outras vendidas em bares e restaurantes.
Quando chegar em casa
Prepare o seu café da manhã antes de deitar. Este deverá conter: fruta OU suco de fruta + iogurte ou leites fermentados com granola, quinua em flocos ou pão integral e queijo branco. Assim você acorda bem mais disposto e sem aquela fome louca.
Em caso de excessos
Se abusar de gorduras, proteínas, álcool ou açúcar nesses dias, hidrate-se bastante com água (três a quatro litros de água/dia) e chás digestivos como os de hortelã, alecrim, camomila, erva-cidreira, chá verde entre outros.
Sambar queima de 500 a 600 calorias em um período de três horas. "Então, caia na folia e saia inteiro".
Bom Carnaval!!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cuidar da saúde bucal é fundamental para a manutenção do estado nutricional saudável.


O processo de mastigação e deglutição é tão automático para nós que muitas vezes não nos damos conta desses mecanismos. É na boca que sentimos o sabor e a textura dos alimentos que consumimos. A mastigação nos permite triturar os alimentos e transportá-los para dentro do nosso corpo, com o objetivo de transformá-los em importantes nutrientes para a manutenção da nossa saúde.

“Nesse sentido, o cuidado que temos com a saúde oral pode influenciar diretamente a nossa condição geral de saúde”, conta o Dr. Alexandre Hugo Llanos*. “Por exemplo, pessoas que têm cáries, problemas na gengiva ou perda de dentes tendem a limitar o consumo de alguns tipos de alimentos, já que elas sentem dor e dificuldade para mastigar. A falta desses alimentos na dieta pode acarretar carências nutricionais severas”.

A informação é vista por muitos especialistas como peça fundamental para que, desde cedo, sejam tomadas as medidas preventivas com relação à saúde. É por meio do conhecimento que algumas informações são desmistificadas e as verdades, reveladas.

Segundo Alexandre, é comum, por exemplo, imaginar que as cáries que surgem na primeira dentição não geram consequências. “Os cuidados com os dentes e gengivas das crianças pequenas não devem ser negligenciados, pois as bactérias presentes nas cáries dos dentes de leite podem infectar a segunda dentição. Além disso, a perda precoce dos dentes de leite pode resultar em má formação e posicionamento errado dos permanentes, exigindo o uso de aparelhos ortodônticos no futuro”.

Outro erro comum é pensar que para diminuir o risco de cáries deve-se consumir uma quantidade pequena de açúcares ou doces. “Na verdade, para o desenvolvimento de cáries, o tempo de contato do açúcar com os dentes é mais importante do que a quantidade de açúcar que se ingere”, explica o especialista. “Portanto, a mensagem é: evite o consumo do açúcar fora das refeições e escove os dentes logo em seguida. Não é indicado o consumo de doces em locais onde não será possível realizar uma higienização bucal adequada”.

O atrito feito pela escova de dente e pelo fio dental é o método mais eficaz de remoção das bactérias que causam as cáries. A escovação realizada à noite, antes de dormir, é considerada a mais importante. Em caso de dúvida, converse sempre com o seu dentista.

*Alexandre Hugo Llanos é cirurgião-dentista, pós-graduado em Odontologia para a Primeira Infância e aluno de Especialização em Implantodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em clinica particular na cidade de São Paulo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Diário de um estômago





Olá!!!

Já imaginou se seu estômago falasse??? Como está cuidando dele? Será que se identifica com o trecho abaixo?


07h - Oh! Outro dia de calor! Será que terei de suportar hoje os mesmos abusos que suportei ontem?

Se for assim, serei obrigado a revoltar-me! Ainda não refeitos de uma refeição engolida às pressas, corremos para o trabalho. Esforço-me tanto e mesmo assim, estou levando o dobro do tempo para realizar meu trabalho. Se meu proprietário comesse mais devagar, como seria bom!


10h30' - O desejum engolido às pressa não foi o suficiente, e agora está mascando chicletes.

10h55'. - Até agora está sem comer nada. Eu começo a sentir dor e uma irritação profunda.


12h30' - Em vez de um almoço constituído de alimentos leves, bem equilibrado, meu proprietário comeu uma carne muito gordurosa, sem nenhum vegetal, doce - como sobremesa e tomou refrigerante.


13h10' - Ainda nem tomou uma água. Coitado dos meus amigos rins!


13h40'- Ele está lendo a parte de crimes do jornal, e isto perturba as minhas atividades.


14h50'- Enganei-me com referência à água, ele resolveu bebê-la. Ai, meu Deus!! Não é água, é mais um copo de refrigente.

15h20'-  Alguém trouxe-lhe um pacote de bolachas recheadas, e ele começou a come-las.

16h30'- Recebi mais ou menos 250g, de bolachas, durante os últimos 60 minutos.


17h- Ele acaba de dizer: " Não me sinto muito bem".


18h10'- Meu proprietário foi convidado para tomar um refresco antes de ir para casa. Ao invés de um suco natural, com vitaminas e sais minerais, ele preferiu um refrigerante e saiu correndo pra pizzaria.


19h - Pizza, refrigerante, batatas fritas e pêssegos enlatados. Que vou fazer agora?


20h- Ele cogitou tomar um sorvete de chocolate!


21h- Ao voltar para casa, ele tomou dois copos de refrigerante, e isso depois de ter tomado sorvete! Minhas amigas células já reclamavam a falta de vitaminas.


21h50'-  Eu protestei, enviando de volta o sorvete e o refrigerante.


22h10' - Devolvi os pêssegos, as batatas e a pizza também.


22h40'-  Ele foi se deitar. Disse que o sorvete não lhe fez bem. Sua mãe declarou que provavelmente ele sofre do estômago, como seu pai. Já sabia, sobrou para mim.

23h- Ele tomou um anti-ácido, e disse que ia dormir, com certeza não, pois seria ridículo depois de um dia como este dizer-lhe: BOA NOITE...

Reflita, ainda dá tempo de cuidar da sua saúde!

Bom apetite!!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos


O uso de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos por estes elementos tóxicos têm sido preocupação no âmbito de saúde pública. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciado em 2001, mostra que muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados.

Segundo a própria Anvisa, os agrotóxicos “são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”.

O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), realizado pela Anvisa em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, mais o Distrito Federal, analisou diversos legumes, frutas e vegetais para ver o quão contaminado eles estavam.

Entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram:

pimentão (80,0%),
uva (56,40%),
pepino (54,80%),
morango (50,80%),
couve (44,20%),
abacaxi (44,10%),
mamão (38,80%),
alface (38,40%),
tomate (32,60%) e
beterraba (32,00%).

Esses alimentos podem ser encontrados facilmente no prato do brasileiro e, que muitas vezes são consumidos com o objetivo de ganhar saúde.

Abaixo, confira a tabela feita pelo órgão mostrando os alimentos que foram estudados; o número de mostras analisadas; a quantidade de agrotóxicos ilegais encontrados; a quantidade de agrotóxicos legais, mas que estavam acima do limite; os que possuíam agrotóxicos ilegais e legais em excesso; e o número de elementos considerados insatisfatórios.


Para se evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos. Mas nem sempre é possível, pois tais alimentos são caros e dificilmente encontrados nas grandes cidades.

Por isso é aconselhável sempre tomar muito cuidado com os produtos, antes de comprá-los, e sempre higienizar os alimentos antes de consumi-los.

Bom apetite!




Fonte: ciclovida

Higienização de hortifruti


  
Olá pessoal!!!

Vocês sabem o quanto é importante o consumo de frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Porém, esses alimentos devem estar bem higienizados para serem consumidos.

Higienizar um alimento é retirar dele substâncias químicas e agentes biológicos que possam ser contaminantes. Os alimentos devem ficar longe dessas fontes e o armazenamento e preparação devem inibir ou destruir os microorganismos. Portanto, escolher corretamente os alimentos, armazenar de maneira adequada e adotar procedimentos necessários durante a manipulação de cada tipo de alimento é fundamental para a preservação de suas características organolépticas.

Então... Como higienizar corretamente as verduras, legumes e frutas? É importante ter uma bucha separada para este fim? Posso usar detergente? Qual é o tempo de molho e a quantidade correta de água sanitária?

 Vamos verificar se o procedimento que vocês fazem em casa está correto!!! 
  

Para uma completa higienização, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: É importante retirar a sujeira que é visível no alimento:
Para verduras:
Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas. Retire as partes estragadas. Em seguida, lave-as folhas sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha ou bucha reservada para esse fim.

Para legumes:
Retire as partes estragadas ou que não servem para o consumo. Em seguida, lave-os sob água corrente, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha ou bucha reservada para esse fim.

Para frutas que serão ingeridas com casca:
Retire as partes estragadas. Em seguida, lave-as sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha ou bucha reservada para esse fim.


  • 2º passo:Desinfecção- retirar a sujeira não visível no alimento(microorganismos)
Coloque numa tigela grande, água suficiente para cobrir os alimentos e acrescente a solução sanitizante (cloro ou água sanitária de uso geral).

Para cada litro de água, acrescente uma colher de sopa rasa (10ml) de água sanitária  ou 20 ml (2 colheres de sopa rasa) de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água

Mergulhe os alimentos na mistura e deixe de molho por, pelo menos, 15 minutos. Em seguida, escorra bem a água.

Transfira os alimentos para uma centrífuga de vegetais e frutas e seque bem. Se preferir, coloque-os sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.


Dicas:

- Use um sanitizante próprio para os hotrifrutis. O vinagre, para ter o mesmo efeito, necessitaria de uma proporção maior em relação à quantidade de água, por isso não é usado.

- Após a higienização, não enxague os alimentos novamente (um erro bastante comum). Apenas seque-os conforme mencionado anteriormente.

- Prefira consumir hortifruti sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los.

- Caso não for ingerir os alimentos higienizados no momento, coloque-os em um utensílio limpo e com tampa.


Bom apetite!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sua cozinha passa pelo teste de segurança alimentar?



 O que vem à sua mente quando o assunto é limpeza na cozinha? Piso brilhando? Pias de inox tinindo? Balcões sem manchas e utensílios arrumados?

Tudo é importante, mas uma cozinha verdadeiramente “limpa”, aquela que garante a segurança dos alimentos, depende muito das práticas de higiene alimentar.

Em casa, as boas práticas de segurança alimentar se baseiam em 3 princípios fundamentais: armazenamento dos alimentos, manipulação dos alimentos e a cocção dos mesmos.


Para saber quão bem você vem trabalhando com esses princípios, responda as questões a seguir e aprenda como fazer refeições e lanches da forma mais segura possível.


Escolha a resposta que melhor descreve a realidade de sua casa, anote e depois confira o resultado:  

1. A temperatura do refrigerador de minha casa é:
a.    10 graus Celsius
b.    5 graus Celsius
c.    Eu não sei. Nunca medi.


2. A última vez que guardamos sobra de alimentos cozidos, a comida foi:
a.    resfriada em temperatura ambiente e depois guardada no refrigerador.
b.    colocada no refrigerador imediatamente após o final da refeição;
c.    deixada fora do refrigerador até o dia seguinte.


3. A última vez que sanitizamos o ralo da pia e a caixa de gordura foi:
a.    ontem
b.    muitas semanas atrás
c.    não lembro.


4. Ao utilizar novamente uma tábua de corte após usá-la para cortar carne crua, aves ou peixe, a tábua é:
a.    reutilizada como está;
b.    limpa com pano úmido;
c.    lavada com detergente e água quente;
d.    lavada com detergente anti bactericida e água quente.


5. Na última vez que fizemos hambúrguer em casa, eu comi o meu:
a.    mal passado;
b.    médio;
c.    bem passado

6. Na última vez que fizemos bolo em casa, a massa foi:
a.    feita em casa, utilizando ovos e provamos antes de assar;
b.    compramos massa industrializada e provamos antes de assar;
c.    só provamos após assar.

7. Limpamos balcões da cozinha e outras superfícies que entram em contato com alimentos com:
a.    água;
b.    água quente e detergente;
c.    água quente e detergente, depois com água sanitária;
d.    água quente e sabão ou detergente e depois um produto sanitizante.


8. Quando pratos são lavados em casa, eles são:
a.    colocados na lavadora de louças e secos na própria máquina;
b.    deixados para enxaguar com detergente na pia e depois lavados na mesma água;
c.    lavados logo após o uso com água quente e detergente e depois deixados no escorredor
para secar;
d.    lavados em seguida ao uso com água quente e detergente e secos com pano seco.


9. Na última vez que manipulamos carne crua, aves ou peixe, limpamos as mãos logo após:
a.    em um pano de cozinha seco;
b.    lavando com água;
c.    lavando em água morna e sabão ou detergente.


10. Produtos de carne, aves e peixe são descongelados:
a.    simplesmente deixando-os sobre o balcão da cozinha;
b.    no refrigerador;
c.    no microondas.


11. Ao comprarmos frutos do mar:
a.    escolhemos somente alimentos refrigerados;
b.    levamos para casa e colocamos no refrigerador;
c.    às vezes compramos direto de pescador.


12. Eu sei que não é aconselhável a ingestão de frutos do mar crús para quem têm:
a.    diabete;
b.    AIDS;
c.    câncer;
d.    doença do fígado


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESPOSTAS
1.    Refrigeradores devem ter sua temperatura mantida em 5 graus Celsius ou menos, portanto, se voce respondeu B, já têm dois pontos. Esta temperatura é importante porque diminui a multiplicação da maioria das bactéias presentes nos alimentos.

2.    Resposta B é a melhor prática, portanto mais dois pontos para ela. Alimentos quentes devem ser refrigerados assim que possível, dentro de duas horas após serem preparados. Não guarde alimentos após esse período de tempo. Ponha data nos alimentos a serem refrigerados, eles permanecem seguros por dois até tres dias, se mantidos na temperatura correta.

3.    Se respondeu A, dois pontos. Resposta B vale um ponto.

4.    Regra importante: nunca deixe carne crua, aves ou peixe entrar em contato com outros alimentos. Resposta D vale dois pontos.

5.    Dois pontos para resposta C. Caso não tenha termômetro de carne, sempre prefira preparações bem passadas.

6.    Se respondeu A, pode estar correndo risco de contaminação por Salmonela, uma bactéria que pode estar presente no ovo. Aquecendo o alimento a uma temperatura de 63 graus Celsius, você estará matando a bactéria. Ela não deverá estar presente em alimentos industrializados. Portanto, dois pontos para respostas B e C.


7.    Respostas C e D lhe darão dois pontos, resposta B, um ponto.

8.    Respostas A e C valem dois pontos. Problemas com as outras respostas: pratos sujos deixados em água podem formar uma sopa de bactérias. Deixá-los secar ao ar também é melhor, pois você não precisa manipulá-los molhados.

9.    A única prática correta é a C. Dois pontos para ela.
10.    Dois pontos para as respostas B e C. Não descongele alimentos simplesmente deixando-os à temperatura ambiente. As bactérias se reproduzem muito rapidamente nessa temperatura.

11.    A e B estão corretas e valem dois pontos. Sempre adquira frutos do mar de comerciantes confiáveis, que mantêm seus produtos corretamente refrigerados ou no gelo.

12.    Qualquer pessoa em tratamento de qualquer tipo de doença deve evitar o consumo de frutos do mar crús. Dois pontos para todas as respostas.

VEJA COMO ESTÁ SUA COZINHA:

24 pontos: você pode estar confiante em relação aos alimentos servidos em sua casa;

12 a 23 pontos: reexamine suas práticas na cozinha. Algumas regras básicas estão sendo violadas;

11 pontos ou menos: tome providências imediatamente para corrigir suas práticas de cozinha, você pode estar colocando sua família sob risco de contaminação alimentar




Cuide de sua cozinha!
Bom apetite!!!


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tabela de Safra: frutas, legumes e verduras.



Olá pessoal,
Abaixo apresento a tabela de safra (frutas, legumes e verduras) que nos auxilia na escolha de alimentos nutritivos e baratos. É importante na nossa alimentação diária o consumo desses alimentos, pois são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água.


Frutas Nacionais


Início de Safra
Safra
Fim de Safra
Entressafra




Produtos
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Abacate

Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul





Abacaxi Haway
Jan
Fev
Mar









Abacaxi Perola





Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Ameixa
Jan









Nov
Dez
Banana Nanica



Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out


Banana Maçã

Fev
Mar
Abr
Mai
Jun






Banana Prata



Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out


Cajú

Fev


Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out


Caqui


Mar
Abr








Figo
Jan
Fev
Mar
Abr








Fruta do Conde

Fev
Mar









Goiaba
Jan
Fev
Mar







Nov
Dez
Jabuticaba








Set
Out


Laranja




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Limão

Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul





Mamão



Abr
Mai
Jun



Out
Nov

Mamão Haway
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set



Manga
Jan








Out
Nov
Dez
Maracujá Azedo
Jan
Fev
Mar








Dez
Maracujá Doce
Jan
Fev










Melancia
Jan








Out
Nov
Dez
Melão


Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out


Morango





Jun
Jul
Ago
Set



Nectarina










Nov
Dez
Nêspera








Set
Out
Nov

Pêssego










Nov
Dez
Tangerina Cravo



Abr
Mai







Tangerina Murcot






Jul
Ago
Set



Tangerina Poncan



Abr
Mai
Jun
Jul





Uva Itália
Jan
Fev
Mar
Abr








Uva Niágara
Jan
Fev










 
 

FRUTAS IMPORTADAS



Produto
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Ameixa
Jan
Fev
Mar









Cereja











Dez
Maçã



Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out


Pera


Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago




Uva



Abr
Mai
Jun
Jul





  
Verduras
Início de Safra
Safra
Fim de Safra
Entressafra

Produto
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Acelga




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Agrião




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Alface




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Alho Porró





Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Almeirão




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Aspargo
Jan
Fev
Mar







Nov
Dez
Brócolos





Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Catalonha




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Cebolinha

Fev
Mar
Abr





Out
Nov
Dez
Chicória





Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Coentro




Mai
Jun



Out
Nov

Couve
Jan





Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Couve Flor






Jul
Ago
Set
Out


Erva Doce





Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Escarola
Jan




Jun
Jul
Ago
Set


Dez
Espinafre





Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Gobô

Fev
Mar
Abr
Mai
Jun






Louro

Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov

Mostarda






Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dex
Moyashi
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul





Nabo




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Rabanete





Jun
Jul


Out
Nov

Repolho
Jan
Fev






Set
Out
Nov
Dez
Rúcula




Mai



Set
Out
Nov
Dez
Salsa




Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Salsão
Jan



Mai



Set
Out
Nov
Dez
 

Legumes


Início de SafraSafraFim de SafraEntressafra



ProdutoJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Abóbora JaponesaJanFevJunJulDez
Abóbora MorangaJanFevJunJulAgo
Abóbora SecaJanFevMarAbrMaiJunJulNovDez
Abobrinha BrasileiraJanFevNovDez
Abobrinha ItalianaJanFevMarAbrOutNovDez
AlcachofraJunJulAgoSetOutNov
Batata DoceJanFevMarAbrMaiJunDez
BerinjelaMarAbrMaiAgoSetOut
BeterrabaJanSetOutNovDez
CaráFevMarAbrMaiJunJulAgoSet
CenouraJanJunJulAgoSetOutNovDez
ChuchuAbrMaiOutNovDez
CogumeloJanMaiJunOutNovDez
GengibreAbrMaiJunJulAgoSet
InhâmeMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNov
JilóJanSetOutNovDez
MandiocaMarAbrMaiJun
MandioquinhaJanSetOutNovDez
MaxixeJanFevMarNovDez
PepinoJanFevMarOutNovDez
PimentaJanFevOutNovDez
PimentãoJanFevOutNovDez
QuiaboJanFevMarAbrNovDez
TomateJamJunOutNovDez
Vagem MacarrãoJanOutNovDez
Vagem ManteigaJanOutNovDez
 
 
Outros


Início de SafraSafraFim de SafraEntressafra



ProdutoJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Alho EstrangeiroJanFevMarAbrMaiJunJul
BatataJanFevMarSetOutNovDez
CebolaJanFevMarSerOutNovDez
Côco SecoMarAbrMaiJunJulAgoSet
OvosJanFevOutNovDez
PinhãoMaiJun
Milho de PipocaJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
 
 
Bom apetite!!!
 
 
Esta tabela pode sofrer variações em função de mudanças nas variações climáticas tais como: chuvas, geadas, secas, calor excessivo, etc
Fonte: http://www.horti.com.br acesso dia 05/02/201