sábado, 26 de março de 2011

Alegação: O consumo de feijão branco auxilia na perda de peso.




A associação que se faz atualmente entre o consumo de feijão branco e a perda de peso tem por base o efeito da faseolamina, uma glicoproteína presente em todas as espécies Phaseolus vulgaris (o feijão comum) [1].

A faseolamina atua como inibidor da enzima alfa-amilase pancreática (PPA), responsável pela digestão dos hidratos de carbono em nível intestinal. Ao interferir na atuação da enzima, a glicoproteína age como bloqueadora da absorção dos amidos resultando em um menor aporte de energia consumido e em menores índices glicêmicos pós-prandiais [1].

A natureza deste processo é explicada pelo mecanismo de inibição não competitiva, ou seja, quando existe a possibilidade de ligação simultânea do inibidor e do substrato à enzima [2]. 

Por outro lado, outros constituintes do feijão comum (fibras, taninos e fitatos) são também substâncias que se correlacionam inversamente com a digestão de carboidratos e resposta glicêmica [3].

Em uma recente revisão da literatura [4] observou-se que três estudos clínicos controlados aleatorizados demonstraram perda de peso vinculada à ingestão de faseolamina. Entretanto, os pesquisadores indicam a necessidade de se conduzir mais pesquisas, onde sejam considerados grupos amostrais mais significativos e maiores períodos de acompanhamento.

Os estudos em questão avaliaram entre 25 e 60 indivíduos em um período que variou de 4 e 8 semanas. Quatro estudos, realizados in vitro e em ratos, avaliaram a segurança da faseolamina e concluíram que a substância não apresenta efeitos tóxicos, sob a ressalva que ainda não foi estipulada a dose segura para consumo pela população [4].

Referências Bibliográficas
Blocking carbohydrate absorption and weight loss: a clinical trial using a proprietary fractionated white bean extract. Altern Ther Health Med. 2007 Jul-Aug;13(4):32-7. [3] Lujan DLB, Leonel AJ, Bassinello PZ, et al. Variedades de feijão e seus efeitos na qualidade protéica, na glicemia e nos lipídios sangüíneos em ratos. Ciênc. Tecnol. Aliment., 2008 Dez 28(Supl.): 142-149. [4] Marset JB, Zamora MTC, Aloy MG, et al. Efectividad y seguridad de la faseolamina para perder peso. Grupo de Revisión, Estudio y Posicionamiento de la Asociación Española de Dietistas-Nutricionistas. 2009 Nov: pp 1-3.

fonte: nestle


Nenhum comentário:

Postar um comentário