quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Índice de Massa Corporal (IMC)

Olá!!!


Hoje vou falar sobre o Índice de Massa Corporal (IMC).


O IMC é utilizado como indicador do estado nutricional em estudos epidemiológicos, apesar de não indicar a composição corporal. Calculado através da divisão do peso corporal (em quilogramas) pela estatura (em metros) ao quadrado.
Este método é adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Foi desenvolvido pelo belga Lambert Quételet no fim do século XIX, é a forma mais fácil de saber se o indivíduo está com o peso ideal ou não.
Após o cálculo do índice, a OMS adota uma tabela que indica os graus de obesidade:


À medida que o IMC aumenta, o mesmo ocorre com o risco do desenvolvimento das co-morbidades da obesidade, entre elas diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, gota e doenças osteoarticulares.


Atenção!!!
Índices abaixo de 18.5 não são considerados saudáveis segundo a OMS, entretanto, o indivíduo pode apresentar um biotipo longilíneo e ser saudável. Indivíduos com IMCs entre 18.5 e 25 são considerados normais; nesse caso, a necessidade de emagrecer é, na maioria das vezes, de ordem estética. Entre 25 e 30, o indivíduo é considerado acima do peso, tendo maiores chances de apresentar complicações, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia.
Indivíduos com IMCs acima de 30 são considerados obesos em alto risco de complicações metabólicas.



CUIDADO:Indivíduos com uma grande massa muscular podem apresentar um IMC acima de 25 sem, no entanto, estarem acima do peso, por isso, esse aspecto é um dos principais problemas do uso do IMC. Outros problemas em seu uso é que o índice não leva em consideração os aspectos étnicos e raciais dos indivíduos.


Por isso destaca-se a importância de se fazer uma avaliação nutricional adequada!


Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário