sábado, 22 de janeiro de 2011

Orientações para compras mais saudáveis no supermercado


1.Não vá às compras com fome! Com fome compramos mais do que precisamos.

2.Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o "supérfluo" de lado, pois se o alimento está disponível em casa, mesmo que seja só para as "visitas" você acaba comendo.

3. Comece suas compras pelo setor de hortifrutis , assim você enche o carrinho com frutas, verduras e legumes (que são volumosos) não deixando espaço para os outros itens que geralmente são mais engordativos. Além disso, dê preferência aos produtos orgânicos! Eles são cultivados sem agrotóxicos.

4. Se você mora sozinho, uma dica é comprar algumas verduras congeladas, tipo couve, espinafre, brócolis, para evitar que elas estraguem com facilidade. Ou ainda comprar as saladas prontas, já cortadas, mas o prazo de validade é menor.

5. Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas a vista fica mais difícil resistir às tentações.

6. Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os menos calóricos e menos gordurosos e com mais fibras (integrais). Às vezes, marcas diferentes do mesmo produto diferem muito em sua composição nutricional.

7. Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos nas prateleiras. As novidades de produtos lights e mais saudáveis surgem a cada dia, porém não se iluda com as ofertas levando quantidades desnecessárias, pois podem aumentar as suas calorias diárias.

8. Evite parar em todos os "pontos de degustação". As porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias.

9. Não exagere nas conservas e enlatados pois possuem muitos conservantes e sódio (sal). Nesse caso, prefira os alimentos em água e não em óleo.

10. Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado na sua composição. Há várias opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo e melhor ainda não adoçados.

11. Não exagere também no consumo de produtos embutidos pois possuem muitos conservantes cancerígenos e sódio (sal) . Nesse caso, prefira os não defumados, a base de peru ou chester, ao invés do presunto, pois são menos gordurosos.

12. Opte pelos pães com fibras, pois são mais nutritivos, auxiliam no funcionamento do intestino. Além disto, já existem vários pães integrais, de centeio, e outros, na versão light, com menos calorias.

13. Quando for ao setor de bolachas, escolha aquelas feitas com cereais, integrais e sem recheios, os quais são na maioria das vezes os vilões responsáveis pelas calorias a mais.

14. No caso de molhos para salada, prefira o azeite extra virgem ou molhos simples pois os muito elaborados geralmente possuem na sua composição cremes gordurosos, óleos ou outros ingredientes mais calóricos e gordurosos.

15. Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos (amendoins, azeitonas, queijos, castanhas, congelados), pois na hora daquela "fome fora de hora" são estes que você vai atacar.

16. Dê preferência às carnes magras e brancas, as quais possuem menos gorduras e são mais saudáveis.

17. Se você não consegue ficar sem refrigerante, opte pelos lights, zero e diets. O ideal, porém, é evitar qualquer tipo de refrigerante, pois podem dar gases e impedir a absorção de alguns nutrientes importantes para o organismo.

18. Quando for escolher os sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar, e os que possuem menos conservantes. Porém, não se esqueça que o suco natural é mais gostoso e mais saudável, pois fornecem vitaminas e minerais das frutas.

19. Use e abuse de ervas e temperos naturais para acentuar o sabor dos pratos.

20. Verifique nos rótulos dos alimentos se eles contêm gordura trans ou hidrogenada e fique longe dela. Esse tipo de gordura é responsável pelo aumento do colesterol sanguíneo e colesterol ruim, contribuindo para o aumento do risco de doenças do coração.

21. Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você garante a leveza das preparações, além de ser um passatempo bem interessante.

22. Lista de compras saudáveis:
-Abacate
-Abacaxi
-Adoçantes (Stevia, Sucralose, aspartame...)
-Ameixa
-Arroz integral
-Aveia
-Azeite de oliva extra virgem
-Banana
-Banana passa
-Barras de cereais (verifique o teor de fibra das barras, muitas não passam de um "docinho")
-Biscoito de arroz (casa de produtos naturais) ou Pipoca de arroz (Vitao, no -supermercado)
-Biscoito de polvilho (tipo peta)
-Biscoitos integrais (Jasmine ou Vitao)
-Brócolis ou repolho ou couve-flor
-Castanha do Pará ou nozes ou avelãs
-Cenoura ou abóbora
-Cereal de milho tipo corn flakes
-Ervas aromáticas: manjericão, orégano, tomilho, pimenta
-Feijões ou outras leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico)
-Folhas verde escuras (espinafre, rúcula, agrião)
-Fubá de milho
-Frutas desidratadas
-Goiaba
-Granola sem açúcar
-Iogurte Biosoja
-Laranja
-Leite desnatado de soja (Cyclus, Addes, Suprasoy)
-Linhaça dourada (no supermercado, triturar a semente em casa e guardar na geladeira) ou -Farelo de arroz (casa de produtos naturais)
-Maçã
-Mamão
-Manga
-Margarina light (Cyclus ou creme vegetal Becel)
-Mel
-Melancia
-Ovos
-Pão de forma integral
-Pêra
-Polpa de frutas natural
-Polvilho
-Sagu
-Suco de soja
-Suco pronto Mais ou Superbom
-Uva
-Uva passa
-Yakult ou similares


Práticas saudáveis na escolha dos alimentos que irão compor seu cardápio, são fundamentais para sua reeducaçao alimentar!

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário