segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Saboreando a culinária do Pará - Frutas típicas



Olá...

Hoje vou escrever sobre a riqueza das frutas e castanhas desta região. Fiz um apanhado bem legal para mostrar a vocês... Consegui calorias, receitas da maioria das frutas catalogadas..... Se eu colocasse aqui tudo que coletei, vocês ficariam lendo durante uma semana.. rs rs rs

Portanto, nesta matéria, coloquei os pontos que considerei mais interessantes e populares, e se alguém tiver interesse em algo específico, envie um e-mail solicitando! :)

A região Norte tem grande variedade de frutas locais e exclusivas. Os índios descobriram e deram nome à maior parte das frutas consumidas na região: bacuri, uxi, biribá, buriti, murici, sapucaia, ingá...
Para eles, a fruta é uma dádiva divina.




O açaí é bem conhecido fora do Norte brasileiro, mas em sua terra natal tem outros usos, sendo até mesmo servido ao lado de peixes e farinhas. Também é feito um vinho de açaí – na verdade um suco sem álcool – que pode ser consumido como bebida ou usado como base para outras receitas.





O cupuaçu é outra verdadeira joia amazônica. Seu sabor azedinho e doce é inspiração para diversos doces, como bombons, sorvetes, compotas, sucos, geleias e licores.







Igualmente saboroso é o bacuri, metade flor, metade fruto, que se come fresco, em calda, em sorvete, creme e pudins, que compete em popularidade com o cupuaçu.





A Pupunha é o fruto da pupunheira, uma planta de porte magnífico da família Arecaceae, é originária das florestas tropicais do continente americano. É muito conhecida e consumida pelas populações nativas da América Central até a Floresta Amazônica, sendo há séculos utilizada na sua alimentação. Os frutos são frequentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestíveis. Contudo eles também podem ser matéria prima para a fabricação de compotas e geleias.



Outro fruto muito apreciado é o murici (ou muruci), um grãozinho amarelo ou oliva, de sabor adocicado e convidativo: a cereja tropical, porque sua temporada é curta, do qual se faz vinho, doce, geléia, rebuçado, compota, e exporta-se enlatado em calda.






Ainda tem as castanhas, dita do Pará, que o mundo come chamando de brazilian nut (a noz brasileira).

A nós, cabe torcer para que essas iguarias deixem as fronteiras do Norte brasileiro.

Bom apetite!!!

3 comentários:

  1. Oi Chris! Excelente matéria :) Estou adorando seu trabalho no blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. NOSSA CHRIS, SEMPRE QUIS VER E SABER DAS FRUTAS DO NORTE.

    MUITAS LINDAS E REALMENTE UMA MARAVILHA PARA NOSSA SAÚDE.

    PARABÉNS PELA MATÉRIA !

    QUERO VER TUDO Q CATALOGOU VIU !

    BJOCAS

    GIZELE SIFUENTES

    ResponderExcluir
  3. TB , agradeço o carinho. Estou também curtinho muito ter este espaço... espero que curtam a cada matéria publicada!

    Gizele, envie um email solicitando que replicarei pra você uma coletânea dos alimentos regionais do norte! Agradeço seu carinho.
    bjosss

    ResponderExcluir