quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como você cuida da “farmacinha” de sua casa?


 
Olá pessoal!

Li uma reportagem essa semana a respeito da quantidade de medicamentos fora da validade que são encontrados em nossas casas. Por isso resolvi escrever um pouco sobre esse assunto...

Todos nós temos em casa uma "farmacinha". Nela, há medicamentos pra dor de cabeça, cólica, gripe, febre, vitaminas... Além dos que sobram de tratamentos ….vai tudo pra “caixinha”.

Abaixo estão informações que ajudarão a manter sua "farmacinha" adequada.

Para a conservação dos medicamentos, devemos conhecer os principais "vilões" que deterioram os medicamentos , e são eles:

  • A umidade:
Mantenha os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro ou na cozinha.

  • A iluminação excessiva:
A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Portanto, conserve-os sempre na sua embalagem original, que foi testada para proteção do produto. É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta!

  • A temperatura elevada:
O calor atua contra a qualidade do medicamento, a princípio todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25ºC. Contudo, vários medicamentos requerem condições especiais de conservação e transporte, como por exemplo, os medicamentos Termolábeis (como insulina) em geral, são conservados na geladeira, não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa). Leia atentamente na embalagem externa as condições indicadas de temperatura e armazenagem.

  • A limpeza:
Essencial em qualquer situação. Periodicamente, providencie a higienização do local, tendo o cuidado de proteger os medicamentos do contato com substâncias utilizadas na limpeza. Os medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.
Atenção com as pragas domésticas. Os medicamentos devem ser guardados em lugar protegido da entrada de insetos, roedores e aves.

Outros fatores ainda devem ser observados como:

  • A validade:
Atenção com a validade dos medicamentos. Normalmente eles ficam esquecidos por anos na "farmacinha". Em geral Soluções e Suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade. Siga o que recomenda o fabricante.

  • O descarte:
Não se deve jogar medicamento que tenha sobrado, mesmo após o cumprimento de todo o tratamento ou expirado o prazo de validade, pelo ralo, vaso sanitário ou dentro da pia. Deixe num posto de saúde mais próximo ou no hospital que eles tem o destino mais correto para o medicamento.

Cuidado:As crianças são muito curiosas, por isso, evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. Lembre-se: a diferença entre um medicamento e um veneno é a dose!


Conserve os medicamentos de forma adequada para que os mesmos não percam suas propriedades, mesmo dentro do prazo de validade.

Para mais esclarecimentos, procure um farmacêutico!

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário