terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Higienização de hortifruti


  
Olá pessoal!!!

Vocês sabem o quanto é importante o consumo de frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Porém, esses alimentos devem estar bem higienizados para serem consumidos.

Higienizar um alimento é retirar dele substâncias químicas e agentes biológicos que possam ser contaminantes. Os alimentos devem ficar longe dessas fontes e o armazenamento e preparação devem inibir ou destruir os microorganismos. Portanto, escolher corretamente os alimentos, armazenar de maneira adequada e adotar procedimentos necessários durante a manipulação de cada tipo de alimento é fundamental para a preservação de suas características organolépticas.

Então... Como higienizar corretamente as verduras, legumes e frutas? É importante ter uma bucha separada para este fim? Posso usar detergente? Qual é o tempo de molho e a quantidade correta de água sanitária?

 Vamos verificar se o procedimento que vocês fazem em casa está correto!!! 
  

Para uma completa higienização, siga os passos abaixo:

  • 1º passo: É importante retirar a sujeira que é visível no alimento:
Para verduras:
Com uma faca, corte as raízes das verduras e separe as folhas. Retire as partes estragadas. Em seguida, lave-as folhas sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha ou bucha reservada para esse fim.

Para legumes:
Retire as partes estragadas ou que não servem para o consumo. Em seguida, lave-os sob água corrente, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha ou bucha reservada para esse fim.

Para frutas que serão ingeridas com casca:
Retire as partes estragadas. Em seguida, lave-as sob água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. Se possível, use uma escovinha ou bucha reservada para esse fim.


  • 2º passo:Desinfecção- retirar a sujeira não visível no alimento(microorganismos)
Coloque numa tigela grande, água suficiente para cobrir os alimentos e acrescente a solução sanitizante (cloro ou água sanitária de uso geral).

Para cada litro de água, acrescente uma colher de sopa rasa (10ml) de água sanitária  ou 20 ml (2 colheres de sopa rasa) de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água

Mergulhe os alimentos na mistura e deixe de molho por, pelo menos, 15 minutos. Em seguida, escorra bem a água.

Transfira os alimentos para uma centrífuga de vegetais e frutas e seque bem. Se preferir, coloque-os sobre toalha de papel ou um pano de prato limpo.


Dicas:

- Use um sanitizante próprio para os hotrifrutis. O vinagre, para ter o mesmo efeito, necessitaria de uma proporção maior em relação à quantidade de água, por isso não é usado.

- Após a higienização, não enxague os alimentos novamente (um erro bastante comum). Apenas seque-os conforme mencionado anteriormente.

- Prefira consumir hortifruti sem agrotóxicos. A água dilui parcialmente os agrotóxicos e a higienização não serve para eliminá-los.

- Caso não for ingerir os alimentos higienizados no momento, coloque-os em um utensílio limpo e com tampa.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário