quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cuidar da saúde bucal é fundamental para a manutenção do estado nutricional saudável.


O processo de mastigação e deglutição é tão automático para nós que muitas vezes não nos damos conta desses mecanismos. É na boca que sentimos o sabor e a textura dos alimentos que consumimos. A mastigação nos permite triturar os alimentos e transportá-los para dentro do nosso corpo, com o objetivo de transformá-los em importantes nutrientes para a manutenção da nossa saúde.

“Nesse sentido, o cuidado que temos com a saúde oral pode influenciar diretamente a nossa condição geral de saúde”, conta o Dr. Alexandre Hugo Llanos*. “Por exemplo, pessoas que têm cáries, problemas na gengiva ou perda de dentes tendem a limitar o consumo de alguns tipos de alimentos, já que elas sentem dor e dificuldade para mastigar. A falta desses alimentos na dieta pode acarretar carências nutricionais severas”.

A informação é vista por muitos especialistas como peça fundamental para que, desde cedo, sejam tomadas as medidas preventivas com relação à saúde. É por meio do conhecimento que algumas informações são desmistificadas e as verdades, reveladas.

Segundo Alexandre, é comum, por exemplo, imaginar que as cáries que surgem na primeira dentição não geram consequências. “Os cuidados com os dentes e gengivas das crianças pequenas não devem ser negligenciados, pois as bactérias presentes nas cáries dos dentes de leite podem infectar a segunda dentição. Além disso, a perda precoce dos dentes de leite pode resultar em má formação e posicionamento errado dos permanentes, exigindo o uso de aparelhos ortodônticos no futuro”.

Outro erro comum é pensar que para diminuir o risco de cáries deve-se consumir uma quantidade pequena de açúcares ou doces. “Na verdade, para o desenvolvimento de cáries, o tempo de contato do açúcar com os dentes é mais importante do que a quantidade de açúcar que se ingere”, explica o especialista. “Portanto, a mensagem é: evite o consumo do açúcar fora das refeições e escove os dentes logo em seguida. Não é indicado o consumo de doces em locais onde não será possível realizar uma higienização bucal adequada”.

O atrito feito pela escova de dente e pelo fio dental é o método mais eficaz de remoção das bactérias que causam as cáries. A escovação realizada à noite, antes de dormir, é considerada a mais importante. Em caso de dúvida, converse sempre com o seu dentista.

*Alexandre Hugo Llanos é cirurgião-dentista, pós-graduado em Odontologia para a Primeira Infância e aluno de Especialização em Implantodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua em clinica particular na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário